Um pouco da história...

A Associação Brasileira de Enfermagem foi fundada em 12 de agosto de 1926, sob a denominação de Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas. É uma sociedade civil com personalidade jurídica, que congrega enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem, e estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional de nível técnico que a ela se associam, individual e livremente.

É uma entidade de âmbito nacional, de caráter não governamental, filiada à Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería (FEPPEn), desde 1970, junto à qual representa a enfermagem brasileira.

A avaliação que se faz dos 80 anos de existência da ABEn, permite afirmar que trata-se de uma entidade comprometida, disponível, ética, democrática e cidadã, que é constituída por milhares de enfermeiros, que construíram sua trajetória de dignidade, representatividade, respeito e legitimidade, constituindo-se, portanto, numa sólida instituição de renome nacional e internacional nos campos da enfermagem e da saúde. Tem como principal causa de sua existência a defesa da vida. Demonstra com sua experiência, potencialidades e possibilidades que está apta para ser e estar neste novo milênio, levando consigo uma história de democracia, ética e compromisso com a enfermagem brasileira.

A ABEn, enquanto entidade que tem como finalidade congregar todas as categorias da Enfermagem, apóia, incentiva e participa de atividades que visem promover o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos profissionais de enfermagem do país, tendo como foco a defesa da vida, e a articulação com organizações do setor de saúde e da sociedade em geral, na defesa e consolidação de políticas e programas que garantam a equidade, a universalidade e a integralidade da assistência à saúde da população.
























ABEn seção MT: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 - CCBS 3, sala 11
Faculdade de Enfermagem Campus Universitário UFMT
CEP:78060-900 Cuiabá - MT
Contato: abenmt@abenmt.org.br