Sobre a filiação à ABEn...

A ABEn é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por Estatuto, e a ela se associam, individual e livremente, enfermeiros(as), técnicos de enfermagem, como sócios efetivos, os auxiliares de enfermagem e estudantes dos cursos técnicos e de graduação em enfermagem como sócios especiais.

  • A ABEn compõem-se de número ilimitado de sócios, admitidos diretamente nas Seções e Regionais, e é constituída por:
    • Sócios efetivos;
    • Sócios especiais;
  • O pagamento é anual;
  • Os valores variam entre os Estados, e a cada ano, e deste valor recebido, é enviado um percentual à ABEn Nacional, para manutenção da sede em Brasília;

Com relação às vantagens de ser associado à ABEn, é necessário ter clareza de que, como profissionais temos direitos e deveres, e isso ocorre também quando nos associamos e participamos de nossas entidades.

Para melhor nos organizarmos politicamente, precisamos tomar parte ativamente, em nossas entidades. Ao assumir essa participação, precisamos dedicar um tempo às atividades propostas pela entidade, não esperando somente, que os ocupantes temporários dos cargos – membros de diretorias dessas entidades sejam os responsáveis pela entidade que representam, e que enquanto sócios, somente recebamos vantagens e benefícios dessa vinculação.

As entidades são formadas por profissionais, sem a participação destes, elas ficam esvaziadas. Os profissionais e acadêmicos que se associam à ABEn podem participar com descontos, dos eventos promovidos, e inclusive há eventos restritos à associados; são informados regularmente dos eventos e discussões realizadas na área de saúde, por meio de boletins informativos eletrônicos, dentre outros; têm oportunidade de se manter atualizados em temas e discussões da área de saúde e enfermagem; podem realizar provas para obter títulos de especialistas em áreas diversas.
























ABEn seção MT: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 - CCBS 3, sala 11
Faculdade de Enfermagem Campus Universitário UFMT
CEP:78060-900 Cuiabá - MT
Contato: abenmt@abenmt.org.br